PCNs e a educação ambiental

Imagem

Fazendo um link com a escola citada no post anterior, em que foi comentado que em quase todos as disciplinas se buscou fazer uma associação com o tema da sustentabilidade e tratar da Rio+20, fui procurar saber um pouco mais dos PCNs e sua ênfase no âmbito ecológico.

Constatei, como já imaginava, que a educação ambiental não deve ser tratada como uma disciplina isolada, mas passar pelas tantas outras, ela deve ser trabalhada de forma integrada tanto com as disciplinas estudadas como com a sociedade e seus problemas. Procurar desenvolver valores, posturas éticas, boas atitudes e uma percepção de ambientes degradados, já podem ser um bom começo da inserção da educação ambiental na escola. Porém, apesar de não ser uma disciplina única, deve receber a mesma relevância que o estudo da matemática, por exemplo. Bem, isso é o desejável.

Entretanto, infelizmente, isso ainda não acontece  porque na maioria das escolas encontramos profissionais despreparados, desmotivados e desinteressados em preparar atividades e projetos voltados para essa educação. O fato é que dá mesmo muito trabalho, muitas vezes a falta de espaço, infraestrutura e tempo também são fatores que influenciam negativamente.

É compreensível que ainda falte um pouco pra educação ambiental ocupar seu devido lugar na sociedade e nas escolas, tendo em vista que são temas relativamente jovens. Porém são mais que necessários esforços tanto dos educadores, que ficam aguardando propostas de melhorias e verbas do governo, quanto dos próprios governantes que até a presente data possuem verbas para absolutamente tudo, mas em se tratando de educação, o discurso muda. Fazer programas, criar um PCN talvez satisfatório é excelente, é  um avanço, mas ainda faltam outros meios para a concretização de muita coisa.

 

Sobre escolaesustentabilidade4

Estudantes de Pedagogia
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário