É possível incluir a sustentabilidade na educação

Na revista “Nova escola” de maio fala sobre as escolas que implantaram projetos de sustentabilidade no cotidiano escolar. Esses projetos tiveram tanto resultado positivo que e as ações foram levadas para as casas, ou seja, as crianças passaram o que aprenderam para os seus amigos e familiares, envolvendo assim  a sociedade nessa causa.

“Para garantir o bem-estar da humanidade são necessárias novas maneiras de pensar e de agir. Dar o primeiro passo é essencial  para que o mundo seja mais justo e o meio ambiente equilibrado. Você e a escola tem tudo a ver com isso.” São as palavras de BEATRZ SANTOMAURO-Jornalista da revista Nova escola.

1)      Escola Menino de Deus, em Cuiabá, viu que o desperdício de comida era muito grande; 20 quilos de comida jogada fora diariamente. Então a escola pensou no que poderia ser feito para evitar o desperdício de comida.

1) A professora do 4-ano propôs ensinar cálculos matemáticos ensinar gráficos e tabelas baseadas nos desperdícios. Os alunos passaram a comer o necessário sua própria satisfação. Com isso o 4-ano começou a fazer visitas regulares nas outras salas para conscientizar as crianças da economia na alimentação. Com isso  o resultado do desperdício dos alimentos caiu para 2 quilos por dia.

Imagem

2)      Na escola EMEB-São Paulo, conscientizou os alunos do 1 ao 5-ano,sobre os diferentes tipos de fonte de energia e os impactos de sua produção no meio ambiente.

Paralelo a isso a escola tinha um desafio, reduzir  5% a conta de luz.Com isso os alunos  passaram a desligar os aparelhos sempre que possível. Dessa forma a redução foi de 38,5% mais do que se esperava.

Os pais também se envolveram no projeto. Com as informações adquiridas, mudaram os hábitos em casa, diminuindo também o consumo.

Sempre que se poupa energia diminuem os impactos no ambiente, exigindo o menor uso dos recursos naturais.

Imagem

3)      A escola Cooeduba-Ubatuba,São Paulo, funciona há 10 anos como uma cooperativa com participação efetiva dos pais, alunos e funcionários. Trabalhando com hortas, coletas seletivas  de lixo e óleo saturado. Os projetos  são introduzidos no ensino dos conteúdos curriculares tornando um meio para facilitar a aprendizagem e a conscientização dos alunos e da comunidade em volta.

Imagem

Essas são as escolas que já utilizam meios para contribuir com a sustentabilidade do planeta. Vamos seguir os exemplos delas e sermos profissionais que além de transmitir educação e conhecimento também contribui dores de conscientizar os alunos para  a preservação do planeta.

Imagem

Sobre escolaesustentabilidade4

Estudantes de Pedagogia
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário