Na revista “Nova escola” de maio fala sobre as escolas que implantaram projetos de sustentabilidade no cotidiano escolar. Esses projetos tiveram tanto resultado positivo que e as ações foram levadas para as casas, ou seja, as crianças passaram o que aprenderam para os seus amigos e familiares, envolvendo assim a sociedade nessa causa.
“Para garantir o bem-estar da humanidade são necessárias novas maneiras de pensar e de agir. Dar o primeiro passo é essencial para que o mundo seja mais justo e o meio ambiente equilibrado. Você e a escola tem tudo a ver com isso.” São as palavras de BEATRZ SANTOMAURO-Jornalista da revista Nova escola.
1) Escola Menino de Deus, em Cuiabá, viu que o desperdício de comida era muito grande; 20 quilos de comida jogada fora diariamente. Então a escola pensou no que poderia ser feito para evitar o desperdício de comida.
1) A professora do 4-ano propôs ensinar cálculos matemáticos ensinar gráficos e tabelas baseadas nos desperdícios. Os alunos passaram a comer o necessário sua própria satisfação. Com isso o 4-ano começou a fazer visitas regulares nas outras salas para conscientizar as crianças da economia na alimentação. Com isso o resultado do desperdício dos alimentos caiu para 2 quilos por dia.
2) Na escola EMEB-São Paulo, conscientizou os alunos do 1 ao 5-ano,sobre os diferentes tipos de fonte de energia e os impactos de sua produção no meio ambiente.
Paralelo a isso a escola tinha um desafio, reduzir 5% a conta de luz.Com isso os alunos passaram a desligar os aparelhos sempre que possível. Dessa forma a redução foi de 38,5% mais do que se esperava.
Os pais também se envolveram no projeto. Com as informações adquiridas, mudaram os hábitos em casa, diminuindo também o consumo.
Sempre que se poupa energia diminuem os impactos no ambiente, exigindo o menor uso dos recursos naturais.
3) A escola Cooeduba-Ubatuba,São Paulo, funciona há 10 anos como uma cooperativa com participação efetiva dos pais, alunos e funcionários. Trabalhando com hortas, coletas seletivas de lixo e óleo saturado. Os projetos são introduzidos no ensino dos conteúdos curriculares tornando um meio para facilitar a aprendizagem e a conscientização dos alunos e da comunidade em volta.
Essas são as escolas que já utilizam meios para contribuir com a sustentabilidade do planeta. Vamos seguir os exemplos delas e sermos profissionais que além de transmitir educação e conhecimento também contribui dores de conscientizar os alunos para a preservação do planeta.